Os homens e mulheres são quase universalmente atraídos por produtos feitos com couro. Carteiras, botas, bolsas, jaquetas, luvas entre outros.
As razões para o apelo do couro não são difíceis de entender. É um material que nossos ancestrais usaram para roupas, bolsas e uma variedade de outras mercadorias úteis. E o couro é tão durável que muitos desses itens ainda estão por aí ( na verdade, um par de sapatos de couro incrivelmente bem preservados de 5.500 anos foram descobertos há alguns anos ). Embora seja duro como unhas, devemos lembrar também que o couro é de fato pele. Ele pode secar, rachar, manchar, deformar, etc. Então, hoje a Costura Expressa vai orientá-lo através das várias opções para tratar e cuidar do couro, para que qualquer que seja a sua forma possa ser passada para seus herdeiros.
Observe que muito do que está abaixo se aplica principalmente a itens de uso diário que são regularmente expostos aos elementos – sapatos, jaquetas, bolsas. Carteiras, acessórios, etc. ainda podem ser tratados com essas dicas, eles geralmente não precisam de muita atenção.
O que você quer que seu couro se pareça?
A primeira tarefa ao decidir como tratar e cuidar de seu couro é simplesmente perguntar como você deve se parecer e o papel que desempenha na sua vida. Um par de botas de trabalho robusto não precisa de tanta atenção quanto um par de sapatos elegantes. Uma jaqueta de moto provavelmente será mais espancada do que uma jaqueta que você usa na cidade.
Também se resume a gosto. Alguns pessoas querem um visual limpo e polido para sua bolsa, enquanto outros estão bem com arranhões, manchas e desgaste natural.
Então, pense sobre o que você quer que seu couro pareça, e em seguida, vamos passar por várias opções de tratamento.
As diferenças entre vários tratamentos de couro
Ao pesquisar em seção de cuidados com sapatos de uma loja de departamentos, todos os cremes, polidores, ceras e condicionadores se misturaram em um único produto. Eles não são, na verdade, totalmente intercambiáveis. Vamos dar uma olhada no que esses diferentes tratamentos fazem para o couro. Tenha em mente que não há prós e contras gerais aqui; como dito acima, tudo se resume ao que você quer, e qual é a função do item de couro.
Como a limpeza é parte de uma boa rotina de polimento , certamente não é algo ruim de se fazer. A frequência do polimento depende simplesmente de suas próprias preferências de como você quer que seus artigos de couro sejam, mas a maioria dos itens casuais não precisa disso.
Condicionador / Creme. Condicionador de couro ou creme hidrata o material para que ele não seque e se quebre. Isso não vai fazer seus sapatos “brilharem”, mas irá protegê-los. Observe que, na maioria dos casos, os condicionadores não impermeabilizam o couro (embora alguns incluam um componente que repele a água). Condicionadores de couro são como loção, e devem ser gentilmente esfregados no couro. A pele vai absorver o condicionador, assim como sua pele absorveria um hidratante.
Com que frequência você usa o condicionador, assim como os outros tratamentos, realmente depende do que você quer. A cada 6-12 meses, preferindo deixar suas malas secar completamente antes de voltar a aplicar. Isso faz com que o couro pareça robusto e resistente, e permite que ele acumule arranhões, arranhões, etc.
A maioria das pessoas lá fora – pessoas comuns que não fundaram empresas de artigos de couro – gostam de condicionar seus bens (em geral, itens de uso diário, como sapatos e bolsas) a cada três meses, às vezes mais se viverem em climas secos.
Impermeabilização. Sprays ou ceras de impermeabilização fornecem um revestimento ao sapato para repelir a água, etc. Esses tratamentos geralmente precisam ser feitos apenas uma vez por ano, dependendo do uso do produto. Você precisará reaplicar um spray várias vezes ao longo de um único inverno ou estação chuvosa. Ceras (e às vezes cremes) são muito mais duráveis e podem ser aplicadas com maior precisão e controle. Com um spray, você estará revestindo laços, zíperes, etc., talvez desnecessariamente usando-os e expondo-os a produtos químicos.
Mais sobre impermeabilização abaixo, como é um tema controverso no mundo do couro.
Pano úmido. Usando um pano úmido é o velho confiável quando se trata de cuidados de couro. Já que o couro é muito naturalmente durável de qualquer maneira, dar uma limpeza (sem sabão – seus produtos químicos podem arruinar o couro ao longo do tempo) uma vez por semana para se livrar da sujeira e poeira (os mais nefastos culpados pelo desgaste prematuro) uma rotina de cuidados minimamente suficiente. Se você não usar mais nada, este é o caminho a percorrer.
Escova de fio / camurça. No caso da camurça (uma forma de couro que é simplesmente a parte de baixo da pele de um animal), não use nenhum dos produtos acima. Tudo o que você vai fazer é usar um pequeno fio ou pincel específico de camurça para limpar a sujeira e a sujeira. Evite água com produtos de camurça, tanto quanto possível.
Notas conclusivas sobre opções de tratamento
Esses tratamentos são realmente complicados porque podem ser apresentados por muitos nomes diferentes, e geralmente são combinados – você encontra muito “polimento de creme de sapato” ou “condicionador de impermeabilização” on-line.
Você tem que confiar em sua própria pesquisa de um produto específico. Muitas marcas que fazem artigos de couro têm guias de cuidados (curiosamente, quase nenhuma menção de impermeabilização). Mesmo assim, no entanto, você precisa examinar as listas de ingredientes e ler em fóruns ou análises de como as pessoas realmente cuidam desses itens de couro. Não é surpresa que algumas empresas estejam simplesmente vendendo seus próprios condicionadores ou esmaltes, o que pode ou não ser melhor do que outras marcas, muitas vezes mais baratas.
Em última análise, você só precisa testar os vários tratamentos para ver o que eles fazem com seu couro – como ele se parece, como ele é usado, como ele lida com os elementos, etc. O couro é realmente resistente, então se você seguir os princípios abaixo, não se preocupe muito em estragar os sapatos ou a mala com o produto errado.
Princípios de cuidados com couro, não importa o modelo
O couro precisa respirar. Assim como a pele, o couro precisa de alguma ventilação para evitar mofo e podridão. O ar pode passar naturalmente pelo couro, deixando a umidade evaporar naturalmente. Isso não pode acontecer quando seu couro estiver todo selado. Portanto, nunca guarde ou transporte em uma sacola de plástico (oops – culpado por isso!). Use a bolsa de viagem / armazenamento que o item veio, ou algum tipo de tecido respirável – fronhas são ótimas para sapatos, bolsas e / ou outros acessórios.
Mantenha o couro longe da luz solar direta / calor. Se um item de couro ficar encharcado, pode ser tentador jogá-lo na frente de um aquecedor ou usar um secador de cabelo para acelerar o processo. Não faça isso nunca. Assim como a pele e outros tecidos, quando o couro fica molhado e depois aquecido imediatamente, ele pode encolher e secar muito rapidamente. Em vez disso, deixe secar naturalmente, mesmo que demore alguns dias.
Além disso, apenas mantenha o couro protegido da luz solar direta ao armazenar. O couro desbota naturalmente ao longo do tempo, mas a luz solar acelera esse processo. Secagem e rachaduras também podem ocorrer. Lugares mais escuros com alguma umidade são os preferidos, embora, novamente, assegurem o fluxo de ar para que o mofo não possa se formar.
Teste primeiro. Ao aplicar qualquer polimento ou condicionador, teste sempre uma área pequena primeiro. Qualquer item é susceptível de alterar a cor do couro, mesmo que apenas ligeiramente. Antes de aplicar um tratamento a um sapato inteiro, teste-o em uma pequena porção, deixe secar por 24 horas e veja o que acontece. Pode parecer tedioso, mas pode evitar que o seu sapato pareça diferente do que você deseja. Se uma determinada marca / cor for bem na primeira vez, sinta-se à vontade para usar repetidamente sem testar novamente.
Vá com cores naturais / neutras. Muitos polimentos e cremes vêm em preto, marrom ou neutro. Os corantes adicionados são pensados ??para animar qualquer cor desbotada em um produto de couro. Embora o preto seja uma opção bastante segura para os produtos pretos, há muitos tons de marrom para combinar perfeitamente. Para evitar alterar desnecessariamente a tonalidade do seu couro, fique com os neutros (geralmente branco ou cinza na lata / garrafa).
Limpe regularmente com um pano úmido. Como mencionado acima, a maneira mais infalível de evitar que qualquer produto de couro envelheça prematuramente, mesmo que você não faça mais nada, é fazer uma limpeza regular com um pano úmido. Suas jaquetas, sapatos, bolsas – todos eles rapidamente acumulam sujeira, poeira e todo tipo de partículas abrasivas que levam ao desgaste prematuro. Preserve o seu couro, limpando-os semanalmente, ou mesmo depois de um único uso duro em uma tempestade de inverno, com um pano molhado ou mesmo toalha de papel.
De um modo geral, o couro não precisa de impermeabilização. A maioria dos artigos de couro vendidos hoje em dia é tratada com algum grau ou outro com algum tipo de agente impermeabilizante. Na maioria dos ambientes e condições, o seu couro aguenta bem com chuva, neve, etc. Se você é alguém que está caminhando com botas de couro, ou você está regularmente na neve ou chuva forte com eles, então você deve à prova d’água – e mesmo assim, é mais pelo conteúdo do item de couro (seus pés, seu laptop, seu corpo) do que o próprio material. Se você não tiver certeza sobre a impermeabilização, pergunte ao fabricante. Eles lhe dirão qualquer tratamento que já tenha e se o produto precisar de cuidados adicionais com base em suas atividades e usos.
Coisas a considerar para artigos de couro específicos
Sapatos. Quando você não estiver usando seus sapatos de couro (particularmente sapatos sociais), mantenha os sapatos de cedro neles. Isso mantém a forma, reduz os vincos e naturalmente absorve o excesso de umidade / odores. Os sapatos devem ser limpos e polidos com mais regularidade.
Botas de estilo de trabalho ou de uso diário não precisam de muito cuidado, mas devem ser limpas semanalmente (mesmo duas vezes por semana, se forem realmente usadas todos os dias) e condicionadas a cada 1-6 meses, dependendo de onde você mora, o tempo de ano, e suas preferências, como mencionado acima na seção de condicionador.
Sacos / carteiras Sua principal preocupação aqui é evitar o preenchimento desses itens. Uma vez disforme, o couro não vai voltar à sua forma original (daí os sapatinhos nos sapatos). Sacos geralmente precisam de menos tratamento do que sapatos só porque eles não estão sujeitos ao mesmo espancamento como calçado. Ainda limpe-os regularmente e condicione-os a cada 6-12 meses.
Casacos Semelhante aos sapatos. Limpe-os depois de alguns desgastes e condicione-os a cada 6 meses, se usados ??regularmente. Isso realmente se resume a como o item parece; se parecer seco e pequenas rachaduras estiverem aparecendo, dê um pouco de atenção. Com jaquetas de couro, muitas vezes você deseja alcançar essa sensação suave e flexível, então vá em frente e use produtos à base de lanolina – o estilo AoM que Antonio Centeno recomenda o sabão de sela. Também considere fazer com que jaquetas de couro sejam limpas profissionalmente uma vez por ano; na verdade, existem limpadores de couro especiais na maioria das grandes cidades. Como as jaquetas contêm uma quantidade maior de couro do que a maioria das outras mercadorias, há apenas mais imagens quadradas para acompanhar e é provável que você sinta falta de algo com sua própria limpeza e condicionamento.
Em suma, certifique-se de ter uma boa rotina para cuidar de seus artigos de couro. Em muitos casos, será algo parecido com esses 3 passos fáceis:
Limpe couro com um pano úmido 1-2 vezes por semana, dependendo do uso e sujeira acumulada e sujeira.
Condicione o couro cada 3-6 meses, às vezes mais dependendo do ambiente e da estação.
Impermeável uma vez por ano, se desejado, e se o seu estilo de vida / ambiente o exigir.
Curta nossa Fanpage no Facebook Costura Expressa SP